Ferias , que bom ...

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Coisas do Canada : o clima

claro que hoje a 29 de Junho nao vou falar / escrever sobre o frio , muito frio dos Invernos daqui
mas aqui hoje so estao 16 C o que em Portugal parece temperatura de fins de Inverno ou de Primavera fresquinha  , rs
em Portugal esta uma caloraca segundo agora me foi dito pela minha Cunhada
no Brasil segundo a Ana Maria Braga do '' mais voce '' esta um frio daqueles em terras de Vera Cruz , e escutar que em certas cidades estao 2 graus  com a sensacao termica uns menos 4 C , noutras estao 4 C sensacao termica ai uns zerinhos , da - me vontade de rir pois isso aqui soa a pera doce , mas depois penso que o Brasil eh terra tropical e nao estao preparados para o frio.
aqui ontem choveu tanto , mas tanto que qualquer dia penso que o diluvio se vai dar de novo e caiu uma trovada tal , que ficamos sem energia electrica por 2 horas de novo , tal como sexta feira passada , e sem net , sem telefone fixo , a nossa rede cujo fornecedor eh a Rogers foi as couves , valeu-me o telemovel que eh da Bell , logo como estava sozinha fui para o sofa da sala , revista em punho e a esforcar os olhos pois a luz la de fora de um ceu cinzento era pouquissima e um radinho a pilhas a fazer-me companhia , rs ! e valha ter o radio sempre preparado
segundo o Fer no aeroporto tambem estiveram com o gerador pois tambem perderam a energia = atrazos nos voos todos devido a tempestade , trovoada e etcs e o tadinho chegou a casa eram 3 e meia da manha
logo : o tempo esta maluco
logo : se desligo o ar condicionado aqui de casa fico com calor
se ligo fico com frio
haja Deus , risos
so espero que quando das nossas ferias e ja falta bem pouco e da vinda da minha Mae que esta breve , breve ( 2 Feira , weee ) o tempo melhore senao aperto o pipo ao Sao Pedro olare ( e hoje eh dia de Sao Pedro, rs )
e acreditam que nas lojas ja se ve a venda roupas de Outono ? haja Deus mesmo

Coisas do Canada : greve do Canada Post

ontem acabou a greve dos correios aqui do burgo e apos 2 semanas de greve na nossa caixinha de correio tinha um chamado '' junk mail ''= anuncio de uma farmacia a tentar vender uma porcaria qualquer. Onde estarao as cartas de 2 semanas ? .A ver vamos hoje como dizo ceguinho o que vou receber .
Aqui neste Canada como nao ha pao pra malucos , http://www.ottawacitizen.com/Canada+Post+workers+back/5020090/story.html  , os funcionarios foram obrigados a voltar ao trabalho , ha quem esteja contente outros tristes e chateados , mas apesar das reeindivicacoes lutas por direitos , etc etc ; nao se  trabuca nao se ganha logo la vem o ditado: quem nao trabuca nao manduca , e se nao se ganha como se pagam as contas ?

Enfim .... esta foto foi '' fanada '' ou '' gentilmente cedida '' pelo Ottawa Citizen jornal aqui da Cidade , eu da minha carteira , que por acaso tb eh uma senhora como esta da foto, nao lhe vi nem a cor dos sapatinhos .... menina carteira espero que hoje na sua carrinha com o logotipo dos Correiozinhos Canadianos nos traga mais coisinhas se fizer o favor ! e lembre-se que Sexta feira eh feriado ! obrigadinho desde ja

sábado, 25 de junho de 2011

Chuva , trovoada , caida de bolas de granizo

Ontem aqui em Otttawa choveu tanto mas tanto que ate assustava e deu medo , tudo acompanhado de uma trovoada brutal viam -se os relampagos e no segundo a seguir o patampum do trovao , caiu granizo.
Nos tinhamos planeado sair para jantar fora e dar um giro , planos furados , jantar feito a ultima da hora aqui em casa e em boa altura o fiz pois com tanta chuva e trovoada foi nos sentarmos a comer qualquer coisa e a a electricidade foi-se , logo nao teria cozinhado poiso fogao / placa eh electrico .
Depois passada mais de uma hora e meia ( a caminho das 2 horas ) la voltou a luz , hoje o ceu esta cinzento e a prometer chuva .
Foi o chamado choveu caes e gatos ; o tal do aqui chamado raining dogs and cats .
Nao esquecendo que andva tudo pelos ares , ai que tempo este

a foto esta pessima foi tirada aqui da janela do escritorio  tentei tirar qundo caia o granizo , mas nao da para ver muito bem
e espero que o tempo melhor , o passeio planeado a Upper Canada Village foi-se pois as condicoes climatericas nao dao , andar a fazer kms numa '' farm dos tempos antigos '' onde nao ha estradas e com o rescaldo de ontem nao eh la muito apelativo , mas sempre podia dar para ir arejar a algum lado .

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ha vizinhos chatos ou sou eu que sou uma chata ?

quando nos mudamos para esta casa no final de Abril , para um chamado '' site still in construction '' pois ha vivendas / casas ainda a ser termindas outras ultimadas e eh uma  ''alegria'' , ou bem que sao os carros da construcao ou num dia um camiao a descarregar electrodomesticos , noutro os tarecos de algem , mas isso ainda eh o menos .
Mas ha quase um mes tenho uns vizinhos muitooooooooooo chatinhos , na casa a seguir a nossa ainda nao mudaram , e sei la quando o farao , devem gostar de fazer a entrada triunfal de Cleopatra em Roma e na volta serao os ultimos , rs
o pior sao os a seguir , ela sobretudo ...
A definicao de  vizinho eh aquele que esta a uma curta distancia; proximo, que mora ou se localiza perto, que esta adjacente, ao lado; contíguo; limítrofe; aquele que ocupa um lugar proximo e etcs e tais .
Mas tambem existem outros significados nao muitos interessantes.
Vizinho chato eh  aquele que esta sempre a fazer perguntas ou a invadir o nosso espaco
Aquele que pergunta o que jantaste
O que almocaste
Se vais fazer barbacue e de que
porque compraste grades de cerveja e caixas de refrigerante , pois viu o Fer a tira-las da bagageira , se ha festa e quando
Tem mais.
Fala mal de tudo desde a casa nova passando pelos electrodomesticos nao esquecendo as paredes que diz que sao tortas
esta sempre ou chateada ou aborrecida e agora eu tambem devo estar uma grande de enorme de redonda de grande chata por influencia pois estou para aqui a esparvoar
como se pode estar chateado ? sobretudo com 2 criancas ?
 atravessa o estacionamento sempre que me ve la fora a jardinar e pergunta -me por exemplo : porque tens plantas e flores ? eu nao gosto de flores diz que sai a mae dela depois pergunta porque ja tenho flores a enfeitar a varanda / alpendre se ainda nao nos puseram a relva
depois perguntou ao Fer ontem : estas a beber sangria ? se tem fruta eh verdadeira
onde compras ? como fazes ? voces os Portugueses fazem sangria com o que ?
a que horas lavo a roupa
onde vou de ferias
aaiaiaiaaiaiaiaiaiaaiaai
etc etc etc ........
tenho mordido a lingua e nao respondo mas ja me deu vontade de responder de uma maneira torta mas ha que ser politicamente correcto, verdade ?
Logo pergunto eu : que fazer com uma vizinha chata ?
deixar de falar ? mostrar '' trombas '' ? mandar pra algum '' lado '' ? mudar o meu mail que fiz a asneira de lhe dar ?
ai ajuda precisa -se
e nao Amigos nao eh British ou French Canadian
rs rs rs rs
mas para balancar tambem ha gente educada e simpatica
senao la ia eu atirar-me ao Ganjes de pedra ao pescoco

terça-feira, 21 de junho de 2011

Mas tambem ha coisas perfeitas no Canada



e este proximo Sabado aproveitando um aniversario deste local e os bilhetes de ingresso serem apenas 5 dolares / adulto vamos aqui ! sera um dia bem passado tenho a certeza ja la fomos ha uns tempos e gostamos imenso .De repente transportamo-nos para o Canada do passado , podem se ver as pessoas vestidas a epoca , as quintas , a igreja , a escolinha , a padaria , a mercearia onde parece que entramos na unica loja que havia naquela serie '' Casa na Pradaria '' do saudoso e ja falecido Michael Landon , as pessoas so se deslocam de carroca , etc etc... quem gosta de saber como era no outro tempo , eh um passeio imperdivel aqui na area da grande Ottawa .Um colega do Fer la da Air Canada ( tambem ja falecido , se bem me lembro ha exactamente ha um ano atraz ) apos se ter reformado e como se sentia em forma e adorava animais e tudo relacionado com quintas trabalhava la e adorava na epoca do Verao , pois esta bom de ver que este local devido as temperaturas '' apeteciveis '' no Inverno esta fechado , poiso tal Pat trabalhava la e como era assim estilo gordinho e de barbas parecia '' do antigamente '' , foi-se num ataque de coracao subito mas tenho a certeza que se divertiu imenso por la .
e se vos apetecer abram este link e podem ver a descricao do Upper Canada Village , vale a pena garanto
http://www.uppercanadavillage.com/eventvil.htm

As vezes nem tudo sera perfeito pelo Canada




As vezes aqui pelo Canada tambem se dao coisas chatas e  fazemos a primeira pagina dos jornais e ate aparecemos nas televisoes nacionais e internacionais , pelo menos na RTP Internacional isso deu-se , pois essas imagens infelizmente vi , desta foi na cidade de  Vancouver la para a costa do Pacifico na Provincia de British Columbia , onde andou tudo a pancada e se deram momentos e imagens tristes e de grande agitacao apos a equipa de hoquei no gelo, os Vancouver Canucks, ter perdido o jogo final dos playoffs na National Hockey League contra os Boston Bruins para a Taca Final .
Sabem uma coisa ? sempre achei os jogos de hoquei um bocado violentos , sera que este defeito nao faz de mim uma true Canuck ? seja ... nao me importo , se andam de um lado para o outro a jogar ate tolero mas todas aquelas paragens ( segundo o Fer : tb seria impossivel patinarem sem parar , aquilo eh cansativo ... ) e depois as vezes desatarem a baterem -se e irem de encontro as separacoes de vidro faz - me um bocado de impressao , depois acho-os uns arrogantes a ganharem rios de dinheiro , ca para nos que ninguem nos escuta sao piores que o Cristiano Ronaldo .
Logo apos o tal jogo entre Americanos e Canadianos Vancouver que tem a fama de ser uma cidade bonita a beira mar e habitualmente muito pacífica e agradavel ( com pena minha ainda nao conheco ) ficou um autentico palco de guerra e foi vitima de algumas centenas de "adeptos", que aproveitaram a derrota da sua equipa para vandalizar algumas ruas da baixa da cidade, queimando carros, partiram montras de lojas e roubaram outras. Uma autentica tristeza e vergonha .Nada de acordo com o que um true Canadian eh identificado .
Outro facto ( e la vem outra palavra sem seguir o tal do acordo ortografico ) sera a greve do Canada Post .
Estamos ha dias sem entrega de correio e sinceramente ainda nao entendo quando voltara a normalidade ; devo ser muito burra pois apesar de ja ter lido o jornal ( Ottawa Citizen ) e de ter tentado perceber a luta entre o Sindicato os trabalhadores ( terei que escrever esta palavra em maiusculas ? ) e escutar as noticias na televisao ainda nao entendi .

Sao as coisas da vida , mas apesar de tudo continuo a gostar muito daqui e a contar os dias para a minha Mae chegar ( dia 4 de Julho esta quase , quase )

Eu gosto do Verao



estilo aquela cancao que muita gente cantarolava ha um bom tempo : eu gosto eh do Veraooooooooooo , lalalalalala  ; eu tambem gosto muito de Verao , se calhar por ser um Summer Baby ( July here we go , weeeeeeeeeeeeeee ) .
Gosto do Verao aqui no Canada , bem-vindo sejas Verao , Veraozinho lindo da minha alma .
 Para quem mora junto a orla maritima o que nao sera o caso aqui de Otttawa podera ter dias na praia e petiscos ao final do dia de noites longas momentos bem passados numa esplanada sem pensar em mais nada.
Eu terei os tradicionais barbacues que alias ja comecamos estando o Fer diplomado , na arte dos grelhados e nalgumas tardes iremos ate aos lagos aqui do burgo .
Verao sera igual a pessegos vermelhos e sumarentos , cheios de solinho e um aroma inconfundivel a morangos e para quem gosta ( eu nao ... ) de  melancia bem vermelha
Serao noites longas ,  dias enormes Sol muito Sol ; o azul do ceu que gosto de ver sem nuvens , a tal da praia que farei agora em Julho primeiro no Quebec e depois desceremos ate  New Brunswick ( http://en.wikipedia.org/wiki/New_Brunswick ) e depois o  ja nos USA  ( http://usa.visitmaine.com/package/search/?gclid=CMmhtNTlxqkCFdLHKgodim4ZJg  ) onde dizem que as aguas sao quentinhas ( a ver vamos como diria o ceguinho ) eu definitivamente quero dar um mergulho no mar ,  sera tempo dos biquínis , bronzes de  agua fresquinha , de refrescos e estarmos sentados sem fazer nadica de nada no alpendre aqui da nossa casinha estilo  esplanada podermos beber daiquiris de morango e comer esta bom de ver muitas  saladas e grelhados . .
 Sera tempo de risadas e de  gargalhadas e musica simpatica
Aqui com os Invernos tao rigorosos  as vezes vamos  ate as Caraibas , nao ficam assim tao longe e foge - se por uns dias as temperaturas negativas e aos pes de neve , o Fer e eu fazemo-lo por vezes e ate nos divertimos e recarregamos  num resort all inclusive por uma semanita , mas Verao gosto mesmo do que comeca oficialmente hoje .
A todos Bom Verao
Beijos

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ha cada uma ...

ha cada uma ... ha pessoas que se encantam por tretas , ha outras que as tretas nao as encantam .
ha quem acredite em estorias , outros em historias
outros que acreditam que o sapo nao se transforma num  principe, pelo menos nao se transforma quando nos o beijamos ...
o triste sera quando o tal do sapo se transforma num principe quando nos o deixamos ou ele a nos , pois tem que  continuar a enganar outra incredula ...
e o porque desta filosofia barata , estilo filosofia borica dos cagados ? porque ontem fez exactamente 1 ano que o meu Fer e eu assinamos o contrato de compra e venda desta casa onde moramos desde o dia 24 Abril deste ano , e a mandamos construir bla bla bla .... ontem passamos ao escritorio da construtora por coincidencia em dia de aniversario , pois uns amigos nossos ex vizinhos da nossa outra casa querem mudar para esta area por ser mais moderna com casas giras modernas bla bla bla , pois o caramelo que nos vendeu a casa em projecto e era estilo principe de tao simpatico e com a labia de um italiano , ficou pior que sapo .... viscoso , esverdeado , nem nos ligou ... logo sera um cretino pois nos levavamos um '' freguez '' novo ... Tony Tonyzinho .... toma juizo pa ! que assim nao vendes nada pa ! e as comissoes vao para as couves ! saloio tu ...
e nem mereces esta foto do coquinhas pois esse era giro tu agora estas parvoinho
e as vezes sera simpatico continuar a acreditar que as pessoas sao genuinamente sinceras e simpaticas
mas pelos vistos nao
e sera que eu apesar de tudo vou continuar a acreditar no pai natal ?

As vezes tenho mesmo que sorrir ...

Tenho tudo que preciso para ser feliz e sorrir a vida .Nao tenho que tudo que quero, mas tenho tudo para ser feliz.
A lotaria nunca me vai sair e na lista dos desejos ou sonhos fica a bruta mansao o iate as viagens a paraisos distantes e etcs , eheeheheha
Logo como a tal da lotaria  nunca me vai sair e, nunca terei a tal mansao de 399 quartos com uma piscina enorme de grande , em frente a um lago, nunca terei tanta coisa disso estou consciente ; mas tenho tanto e sou tao grata a vida e ao Fer .
Vivo num bom Pais de nome Canada .
Por isso eu sou feliz.
E  tambem sou feliz por muitas mais coisas e agradeco por tudo que Deus me deu : a minha familia , amigos, saude, as coisitas materiais que as vezes pincelam de cor o meu dia a dia  , nao me considerar burra , as vezes esparvoo , dao - me fanicos mas passa depressa , mas sei brincar , nao sou la muito de rir , mas sei sorrir a vida  gosto de brincar , e considero me uma pessoa com  sentimentos, etc.
Hoje tambem li  um blog http://aselhadomar.blogspot.com/2011/06/internem-me.html  que devido ao as vezes fantastico mundo da dita blogosfera reencontrei apos tantos anos esta menina agora da minha idade ( uns meses mais velha como ela diz ... ) foi ex Colega de Instrucao Primaria e dos primeiros anos de Liceu como antigamente se dizia ,  escreve com tanto humor que diariamente procuro algo de novo por ela escrito  tambem tem alegria de viver e vontade de ser genuinamente feliz e foi mais um motivo para eu sorrir  hoje ! a ti F . os parabens pelo teu post da tal feira ou quinta ou la o que foi na Avenida da Republica na nossa Lisboa .

sábado, 18 de junho de 2011

Ha muitas desilusoes e ilusoes tambem ...

Ha neste mundo de Deus muita gente iludida e outros desiludidos e outros ainda credulos na historia da branca de neve , na fadinha dos dentes , na cinderella ...
Para mim o Amor  verdadeiro tem que me trazer tranquilidade, seguranca, confianca e sobre tudo felicidade e nao pode ser baseado em medos e mentiras
E para mim sobretudo tem que me fazer sentir em paz ..
Mas tambem sei que nao ha somente benefícios, pois, quando amamos verdadeiramente podemos ficar ciumentos, chatos , possessivos e ate mesmo agressivos (a fim de proteger a pessoa amada), mas nunca por pode haver ciume ( dizem alguns entendidos ... ) senao ficarmos assim estilo Miss Piggy a dar sapatadas ao pobre do Cocas e ficarmos agrssivos motivos vulgares pois no fundo o nosso Principe ate eh bom rapaz e ha algumas de nos que temos a sorte de ter o nosso Sandokan , de nos sentirmos umas princesas , pode faltar o tigre da Malasia a nos as melenas loiras da Lady Mariana do tal romance do Sandokan e sobejam nos eh cabelos brancos , mas abanamos os ombros e dizemos : que se trame
Amor sera poder acordar ao lado da pessoa que se gosta , sem medos e sem receios e dizer : obrigada por mais um dia ao Boss la do Alto  .
Eu vou continuar a acreditar no Amor verdadeiro , bendigo o ceu a lua e as estrelas ( e agradeco logicamente a Deus ... ) por ter o marido que tenho
Mas as mulheres que fazem tudo por interesse , sobretudo o financeiro , que andam com cara de enjoadas irritadas e com uma mascarazinha de futilidades de meia tigela irritam me !
Da-me  vontade de as abanar e gritar : wake up and smell the coffee beans ...
Creio que as pessoas se casam antes mesmo de se conhecerem e acabam infelizmente no futuro por aumentar a estatisca dos divorcios ( e eu ja passei por um ) logo saibamos escolher saibamos acertar saibamos nao aborrecer e chatear o proximo .
Jamais poderíamos negar que uma boa noite de amor e sucesso financeiro sao muito bons, optimos ( vou continuar a escrever sem o novo acordo ortografico )  mas nada disso adianta em uma via  a dois se não houver amor, pois somente o amor eh capaz de selar o verdadeiro compromisso de um casal e assim manter o prazer e o dinheiro (que sera deveras util) e o  amor (que sera tao bom e agradavel ).
E daqui a pouco vou me arranjar para ir ver o Festval da India aqui em Ottawa , com o meu Sandokan principe da Malasia com tigre ou sem Tigre !neste caso sera mais principe de Goa , e vou tentar comprar uma roupa gira por la , boa ?????

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ando cansada

 Mas, tudo vai correr bem alias so pode e alem do mais tenho a ajuda do Fer ! e com o tempo tudo se compõe e vou me deixar de sentir uma Calimera .
Tambem estou ansiando pelo resultado do Exame de Cidadania e ando a rezar a todos os santinhos que va fazer o Juramento ( oath ) quando a minha Mae ca estiver ! ela havia de gostar tenho a certeza !
a mim creio que apesar da decisao certa no momento exacto , apesar de tudo me ira fazer uma certa confusao passar a ter 2 Cidadanias ...
Quanto ao cansaco e a sentir me velha e chata ( mais q o costume ... ) tambem tenho a certeza que as ferias de Verao nos farao muito bem e ver coisas bonitas fara muito bem ; vamos dar um bom passeio por este Canada com a minha Mae
Quanto a desilusoes que tive de certas pessoas cheguei a conclusao brilhante esta bom de ver que nao vale a pena ... deixa las serem do jeito que elas querem , nada posso fazer , por tal o mundo nao tomba , so lamento ter cortado com outras pessoas sem elas merecerem ! mas enfim , asneiras que se fazem ! a essas pessoas caso me leiam creio que me entendem e a elas fica o meu abraco .

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Emocao sera ... Dia de Portugal e o meu Exame Cidadania Canadiana

Emocao sera ( mesmo escrito sem acentos ortograficos ... ate parece que sou seguidora ou apoioante da porcaria do acordo ortografico ... ) sera :
escutar o Hino do meu Portugal Natal agorinha mesmo na RTP Internacional para celebracao do Dia de Portugal , e emocao sera tambem ter ficado embargada ontem ao ter prestado o meu exame de Cidadania Canadiana .
Emocoes quem as nao tem ?